Últimas Notícias
Thumbnail notícia

Adaptando condomínios para carros elétricos

O preço do combustível não para de subir no Brasil, o que tem feito com que a população busque outras alternativas. Entre elas estão desde as soluções mais baratas como uso de bicicletas e transporte público até as que precisam de maior investimento, a exemplo dos carros elétricos e híbridos.

Por ser ainda uma novidade no mercado brasileiro, muitas dúvidas surgem para aqueles que podem e desejam investir nos veículos que não precisam de combustíveis fósseis. A principal delas é a forma de recarga dos carros elétricos. Você sabia que os condomínios podem disponibilizar pontos de recargas? Esse é o assunto desta postagem.

 

Como os carregadores podem ser implantados nos condomínios?

Por falta de informação, muitos moradores têm medo de que a recarga de carros elétricos dentro do condomínio acabe aumentando demais a conta de energia ou até mesmo causando sobrecargas elétricas, mas não é bem assim.

A primeira coisa é entender que nem todo prédio está pronto e a depender da idade do imóvel, instalar carregadores pode ser desafiador, mas não é impossível.

A implantação desse tipo de carregador deve obedecer 4 fases, sendo elas a fase de análise de disponibilidade de potência, a realização do projeto elétrico, a realização de adequação civil e elétrica e finalmente a instalação dos carregadores.

Para a instalação dos carregadores o ideal é que eles sejam ligados em uma rede de 380 volts trifásica, que é mais comum em prédios industriais e comerciais. Mas segundo especialistas, os carregadores funcionam bem se ligados em uma rede de 220 volts bifásica, mais comum em prédios residenciais.

Com os carregadores já instalados, é preciso contar ainda com um sistema de carregamento dos carros elétricos e híbridos que funciona através de software. Ele normalmente rateia o consumo entre as pessoas que realmente utilizam o serviço nos carros. A depender do sistema contratado, os condôminos ainda podem conseguir acionar a tomada pelo seu smartwatch. E em condomínios mais modernos já é possível ligar o carregador direto no relógio do proprietário.

 

Vantagens

Para além do benefício ao morador que possui carro elétrico, a instalação de carregadores em condomínios pode ser muito benéfico para o imóvel, pois acaba agregando valor e provocando valorização.

Por exemplo, se o condomínio for ganhar um novo morador, e este possuir um carro elétrico ou híbrido, ter um ponto de carregamento no próprio condomínio pode ser um fator decisivo na hora de alugar ou comprar um apartamento no local.

 

Fonte: Mycond - https://bit.ly/3x6ZZzZ

Entre em contato

R. Antônio Lopes Marin, 112
Casa Verde - São Paulo/SP
CEP: 02516-050

Horário de atendimento
Segunda à Quinta 8h às 18h
Sexta: 8h às 17:30h

Fone: (11) 3857.6622
Vendas e Locação: (11) 94724.3131
Condomínio: (11) 94723.3233