Últimas Notícias
Thumbnail notícia

‘FGTS Futuro’ poderá ser usado em financiamento de imóveis a partir de 2023

O chamado “FGTS Futuro” ou “FGTS Consignado” será agregado pela Caixa Econômica Federal para realizar o financiamento de moradias do Casa Verde e Amarela a partir do primeiro trimestre do ano que vem. A medida deverá entrar em vigor 90 dias depois de ter as normas operacionais publicadas, o que deverá ocorrer até 18 de janeiro, conforme resolução do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A adoção da medida permitirá que seja incorporado à composição do financiamento de um imóvel os recursos a serem recebidos pelos trabalhadores. Desta forma, a base de cálculo da capacidade de pagamento será turbinada com aproximadamente 8% – valor depositado na conta do trabalhador do fundo mês a mês.

Vale ressaltar, que apesar da ação facilitar o acesso do comprador a casas e apartamentos de valor mais elevado, o uso do FGTS Futuro fica a critério do trabalhador. Uma vez que a operação também impõe riscos, pois quem aderir terá bloqueados depósitos futuros que receberia através do fundo. Em caso de demissão, por exemplo, o saldo da conta que estiver comprometido com o financiamento, não poderá ser sacado pelo trabalhador.

A medida vai permitir o relançamento do Fundo Garantidor da Habitação Popular para cobrir inadimplência em caso de desemprego, se o tomador fizer a opção pelo seguro. Técnicos da Caixa defendem que a ideia é focar nas camadas de renda mais baixa do programa, estimadas em até R$ 4,8 mil.

A ideia é que nesse primeiro momento a opção só esteja disponível às famílias com renda familiar bruta de até R$ 2,4 mil. De acordo com dados do DataZap+, 10,9 milhões de famílias se enquadram nessa categoria. Esse montante equivale a 15,8% do total de famílias do País.

 

Fonte: Yahoo Finanças

Link: https://br.financas.yahoo.com/noticias/fgts-futuro-podera-ser-usado-em-financiamento-de-imoveis-a-partir-de-2023-070100877.html

Entre em contato

R. Antônio Lopes Marin, 112
Casa Verde - São Paulo/SP
CEP: 02516-050

Horário de atendimento
Segunda à Quinta 8h às 18h
Sexta: 8h às 17:30h

Fone: (11) 3857.6622
Vendas e Locação: (11) 94724.3131
Condomínio: (11) 94723.3233